Deslocamentos anuais de refugiados do clima já chega a 25,3 milhões de pessoas

Não são somente os conflitos e locais constantemente em guerra que colocam pessoas na situação de se tornarem refugiados. Um outro processo, tão radical e ameaçador quanto as guerras – e que lamentavelmente um enorme grupo de poderosos ainda trata como se fosse um boato ou algo que ainda merece maior investigação e comprovação – obriga anualmente mais de 25 milhões de pessoas em média a deixarem seus países de origem e a se deslocarem para outros locais mais seguros: as mudanças climáticas. São aquelas pessoas que a ONU e seus parceiros chamam de “refugiados do clima”.

Esse é um dos elementos alarmantes e urgentes apresentados na Conferência das Nações Unidas Sobre Mudança Climática (COP 23), acontecendo em Bonn, na Alemanha até o próximo dia 17. Segundo representantes, nesta temporada de furacões, 1,7 milhões de pessoas somente em Cuba – o equivalente a 15% da população – foram deslocadas de suas casas por conta dos efeitos climáticos. Em Bangladesh, esse número chega a 40%. Esse processo, porém, também acontece em países como os EUA e o Brasil.

Uma das questões debatidas na COP 23 a partir de tal debate é a da própria definição de refugiado. O status legal de tal termo é afirmado baseado em convenção de 1951, que o fornece somente do ponto de vista de perseguições. A necessidade de se criar essa nova “linha”, dos refugiados do clima, vem sendo debatida.

De toda forma, os vistos de proteção humanitária, estadias temporárias e novas leis migratórias podem realmente ajudar tais pessoas – além, é claro, da adesão e transformação urgente de todo o mundo no compromisso nada discreto de pararmos de destruir o planeta.

© fotos: divulgação/fonte:via

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s