Mulher com agorafobia realiza o sonho de se tornar fotógrafa de viagens graças à tecnologia

Para Jacqui Kenny, o melhor jeito de definir a agorafobia é dizer que se trata do medo de estar em lugares públicos. A neozelandesa, que vive em Londres, foi diagnosticada com a condição quando tinha 20 e poucos anos, após algumas crises de pânico. Até ir ao mercado se tornou difícil, e viajar virou um desafio enorme.

A questão complicou mesmo depois de sua empresa de dez anos fechar. A agorafobia ficou pior, mas ela encontrou uma solução interessante: navegando no Google Maps, ela descobriu no modo Street View, aquele de visão da rua, que poderia ‘conhecer’ lugares distantes sem sair de casa.

Foi assim que ela se tornou a Viajante Agorafóbica: Jacqui começou a tirar screenshots de cenas que ela achava interessantes. Com um olhar talentoso, ela encontra ângulos e personagens que poucos reconheceriam. Ela diz ter mais de 27 mil screenshots em seu arquivo, e a conta no Instagram já passa de 80 mil seguidores.

“Viajei pelas ruas de países distantes como Mongólia, Senegal e Chile. Encontrei cidades remotas e paisagens empoeiradas, joias da arquitetura e pessoas anônimas, tudo parado no tempo. Quanto mais eu viajava, mais eu encontrava cenas que pareciam tiradas de um universo paralelo estranho e expansivo”, conta Jacqui.

Ela passou a receber mensagens de muitas pessoas com transtornos de ansiedade parecidos, e até foi convidada pelo Google a expor suas imagens em Nova York – o que a fez entrar num avião depois de muitos e muitos anos. A empresa também a autorizou a vender as fotos por um período, com os lucros revertidos para uma Fundação que busca entender melhor as doenças mentais.

Confira algumas de suas obras!

Arizona, Estados Unidos

Ponto de ônibus em Issyk-Kul, Quirguistão

Saint-Louis, Senegal

Atacama, Chile

Sharjab, Emirados Árabes Unidos

Ciudad Juárez, México

Tacna, Peru

Quirguistão

Arequipa, Peru

Treino de futebol na Bolívia

Arequipa, Peru

Medenine, Tunísia

Bolívia

Ulaanbaatar, Mongolia

Sharjab, Emirados Árabes Unidos

Roldan, Peru

Quilmaná, Peru

Mongolia

Cajamarca, Peru

Ulaanbaatar, Mongólia

Fotos: Google/Jacqui Kenny/fonte:via

1 comentário

Deixe um comentário