Tubarão pré-histórico é encontrado em Portugal

As águas de Algarve, no sul de Portugal, mantinham até hoje um habitante inusitado. O Chlamydoselachus anguineus, também chamado de tubarão-enguia ou tubarão-cobra, é uma espécie pré-histórica de tubarão pouco conhecida, mas que acaba de dar as caras em mares lusitanos.

Foto: Marian Torres

Capturado em agosto por uma rede de pesca, o animal tem 300 dentes finos e afiados. Sua descoberta foi anunciada apenas recentemente pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os tubarões-enguia são considerados como verdadeiros “fósseis vivos“.

Foto: Citron/CC-BY-SA-3.0

Por viverem muitos metros abaixo da superfície, pouco se sabe ainda sobre a espécie. Não há dados sobre a quantidade de indivíduos existentes ou sua possibilidade de extinção. O animal encontrado em Portugal foi capturado a 700 metros de profundidade e retirado do mar já morto.

Foto: Citron/CC-BY-SA-3.0

De acordo com depoimento de Margarida Castro, professora e pesquisadora do Centro de Ciências Marinhas da Universidade de Algarve, à BBC, a espécie é a única sobrevivente de uma família quase extinta de tubarões. Os especialistas acreditam que o animal tenha surgido no período jurássico tardio, há dezenas de milhares de anos.

fonte:via

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s