Para ajudar pessoas em situação de rua, cidade canadense constrói casas para todas elas

O artigo XXV, n. 01 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, assim como a própria constituição brasileira, afirma que todo ser humano tem direito à moradia digna. Infelizmente, a maioria dos estados e nações simplesmente fecha os olhos para essa obrigação empática, social e até mesmo legal, deixando partes de suas populações muitas vezes não só sem moradia digna, mas sem qualquer moradia simplesmente.

A pequena cidade canadense de Medicine Hat, no estado de Alberta, no entanto, decidiu assumir o compromisso de fato, e resolver a questão dos moradores em situação de rua.

O projeto teve início e 2009, e previa, no lugar de malabarismos e debates, enfrentar a situação de um jeito objetivo e eficaz, tomando justamente as recomendações supracitadas como leis. Assim, a cidade de apenas 64 mil habitantes decidiu por simplesmente oferecer casas para quem não as possuía.

No lugar, porém, da habitual burocracia, lentidão e da mil exigências que tais programas costumam impor aos agraciados pelo mundo, a cidade concluiu que qualquer pessoas merece uma casa – e pronto. Sem exigências, perfis, testes ou burocracias.

Assim, a empatia e a confiança ocuparam o lugar das cobranças, do preconceito e da exclusão no projeto. A ideia de Medicine Hat não é encarar o gesto como um favor, mas sim como uma obrigação da própria cidade. Mais de 100 casas já foram distribuídas desde 2009 para mais de 1000 pessoas, diminuindo praticamente a zero a população de rua e, com isso, reduzindo drasticamente a criminalidade por lá.

Uma atuação simples e literalmente exemplar a respeito da força das ações comunitárias, e do efeito positivo e geral que tais ações podem trazer.

Para saber mais, assista o vídeo abaixo.

 

© fotos: reprodução /fonte:via

Anúncios

2 comentários

  1. Pingback: Para ajudar pessoas em situação de rua, cidade canadense constrói casas para todas elas — VIVIMETALIUN | O LADO ESCURO DA LUA

  2. Pingback: Para ajudar pessoas em situação de rua, cidade canadense constrói casas para todas elas – A luz de bons preceitos humanos, refletirá um estado de equilíbrio harmônico com tudo que vemos e com o que não vemos .Apenas sentimos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s