Vendedor de amendoim que se formou em Direito ganha pós-graduação

A história de vida de Marcos Luis Xavier é bastante similar a de muitos brasileiros: de origem pobre, nascido e crescido na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, Marcos muito cedo precisou deixar os estudos para trabalhar, e assim tornou-se vendedor ambulante, trabalhando com amendoim desde 1993. A grande diferença de sua trajetória de vida é a maneira com que conseguiu superar as adversidades e, através dos estudos, mudar de vida.

Marcos trabalhou por décadas diariamente em um ponto de ônibus de sua cidade, mas desde 2005 vinha cursando Direito em uma universidade. A escolha do curso se deu para justamente poder lutar contra injustiças e ajudar o próximo. O trabalho, porém, exigiu que o processo do curso fosse lento, e somente em 2016 o vendedor conseguiu se formar e, no início desse ano, finalmente foi aprovado na prova da OAB.

Marcos vinha afirmando que continuaria vendendo amendoim até conseguir um trabalho na área, mas o destino mais uma vez virou-se a seu favor. Sensibilizado com sua história, um empresário dono de uma empresa de ensino, em parceria com a OAB, presenteou Marcos com uma bolsa de pós-graduação, a escolha do mais novo advogado de Petrópolis.

“Não tenho palavras para descrever tudo isso que está acontecendo. Quem trabalha na rua, muitas vezes não é “visto” pelas pessoas. É como se não existíssemos. Com humildade, subindo degrau por degrau, após 46 anos de vida estou colhendo os frutos de um esforço. Obrigado por estenderem a mão para mim. Vou começar as aulas essa semana ainda” – disse Marcos. Se o começo de sua trajetória é tão comum, a virada em sua vida não só é a prova do quanto o acesso à educação é fundamental, como da necessidade de que essa parte de sua história também se torne banal entre os brasileiros.

© fotos: Arquivo pessoal/Facebook/fonte:via

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s