Cabra de Damasco: animal “monstruoso” que se tornou viral é na verdade apenas uma raça comum de cabra

Quando um egípcio chamado Ahmed Ramadan postou um vídeo de um bode com uma aparência deformada na rede social Facebook, as pessoas ficaram tão assustadas que começaram a compartilhá-lo se referindo ao animal como “monster goat” (algo como “cabra monstro”).

As imagens virais, no entanto, não mostram nenhum monstro. O animal não é sequer uma aberração: se trata apenas de um indivíduo comum de uma raça conhecida como cabra de Damasco.

É verdade que o macho visto nessas filmagens em particular tem algumas características exageradas, como cabeça desproporcionalmente gigante, pescoço longo e crânio abobadado, mas isso não é muito diferente de qualquer outra cabra desta raça.

Sem ofensas, mas esses caprinos parecem no geral com algo saído de um filme de ficção cientifica ou de terror.

Cabras de Damasco

Cabras de Damasco são criadas na Síria e em outros países do Oriente Médio há milênios. Embora o animal do vídeo acima tenha sido provavelmente o resultado de cruzamento extremo para enfatizar algumas das características físicas da raça, uma simples pesquisa no Google revela que a maioria desses animais tem a mesma aparência peculiar, como nariz elevado, orelhas que parecem tubos cartilaginosos crescendo para fora do crânio e olhos localizados no lado da cabeça.

Curiosamente, as cabras de Damasco têm um focinho de aparência muito normal quando são jovens, aparentemente para tornar mais fácil a amamentação.

Também nascem com orelhas extremamente longas, que são mais frequentemente cortadas mais tarde na vida, como o animal abaixo, que inclusive ganhou o título de “Cabra Mais Bonita” na competição Mazayen al-Maaz em Riad, no Marrocos, em 2008.

Qualidades

Dito tudo isso, nunca devemos julgar um animal por sua aparência. As cabras de Damasco são em muitos aspectos superiores à maioria das raças de aspecto mais regular.

Por exemplo, são altamente valorizadas pela qualidade geneticamente superior de seu leite, que supostamente ajuda os filhotes a crescerem mais rápido do que os de outras raças. Com cerca de 78 centímetros até o ombro, as cabras de Damasco são maiores do que a maioria das outras raças de caprinos e produzem mais leite.

Também são conhecidas por suas proezas de criação: podem ter de dois a quatro filhotes por gestação. Por fim, sua carne é considerada muito saborosa.
De acordo com a World News Austrália, as melhores cabras de Damasco podem custar até 250.000 ryals sauditas (cerca de R$ 260.730, no câmbio atual).

fonte:via [OddityCentral]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s