Conheça Kate Grant, a 1ª modelo com síndrome de Down a vencer um concurso internacional de beleza

Se os concursos de beleza historicamente acabaram por sublinhar padrões de beleza e de corpo, hoje eles também podem se adaptar e se transformar em um espaço para a inclusão e a desconstrução de tais lógicas irreais e excludentes – e uma pioneira em tal processo definitivamente é a jovem modelo irlandesa Kate Grant. Aos 19 anos, Kate acaba de ganhar o concurso internacional Teen Ultimate Beauty Of The World, que justamente celebra a diversidade. O importante detalhe que faz da vitória de Kate um marco é o fato dela possuir síndrome de Down.

Quarenta candidatas disputaram o concurso, com Kate como representante da Irlanda do Norte. Como nos concursos tradicionais, a modelo passou por uma rodada de entrevistas dos jurados, e depois desfilou pela passarela com diversos modelos.

Acima, Kate desfilando; abaixo, já coroada

Seu sonho de ser uma modelo começou quando ela tinha 13 anos, e desde então ela já trabalhou algumas vezes, sempre tendo de enfrentar o preconceito como sua principal barreira. O convite para o concurso nasceu de um post feito por sua mãe contando do sonho da filha – que acabou viralizando e compartilhado mais de 26 mil vezes.

A conquista foi não só uma vitória simbólica importante, mas também uma vitória pessoal: quando nasceu os médicos disseram que ela teria um futuro muito difícil, que não conseguiria ler e escrever e mal conseguiria falar. A mãe de Kate, Deirdre, disse que pensou nos médicos quando viu a filha discursando após a vitória sobre sua esperança por uma sociedade mais inclusiva e igualitária. “Eu quero que a próxima geração que tenha necessidades especiais saiba o verdadeiro significado de que beleza é que você é, e não sua aparência”, disse Kate. “Bondade, compaixão e sua luz interna, essa é a verdadeira beleza. Se os juízes viram isso em mim, então estou feliz”.

© fotos: reprodução/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s