Guardião da mata há 30 anos resgata sementes nativas

Há 30 anos, José Cícero da Silva, hoje com 50, se dedica a resgatar sementes nativas da Mata Atlântica na comunidade de São Manuel, Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco.

Criado na mata desde os 12 anos, ele via o padrasto trabalhando como machadeiro e foi aprendendo o ofício. Hoje, José Cícero – ou Saberé, como é conhecido – é mateiro, responsável por coletar sementes que serão germinadas no viveiro do Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE).

O ofício começa às 4h da manhã, antes do sol nascer. As sementes colhidas por ele garantem que a biodiversidade da região seja preservada.

Quando o programa da Jeep teve início, em 2014, cerca de 174 espécies de plantas foram catalogadas. Hoje, com a ajuda de mateiros como Saberé, esse número já subiu para 295. Dentre estas, 27 espécies eram de plantas em extinção, que estão sendo recuperadas graças ao viveiro.

Após a coleta, as sementes são tratadas e, então germinadas no viveiro, que espera atingir a marca de 208 mil mudas plantadas até 2024, resultando em 304 hectares de área verde. O programa visa resgatar o bioma da Mata Atlântica, um dos mais ameaçados do país.

Fotos: reprodução/fonte:via

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s