Conheça o bioplástico que pode ajudar a resolver a crise mundial de lixo

Se fosse possível criar um plástico tão seguro que pudesse até mesmo ser comido por peixes e outros animais – inclusive humanos?

Essa é a proposta de um novo material, feito de amido de milho, açúcar e óleo de cozinha. Lançado pelo Crafting Plastics Studio, o chamado Nuatan pode ser a solução para substituir as embalagens que conhecemos hoje.

Desenvolvido pelos designers Vlasta Kubušová e Miroslav Král em conjunto com a Universidade Eslovaca de Tecnologia, o material pode durar até 15 anos, embora seja considerado biodegradável. De acordo com a empresa, o Nuatan pode ser adicionado a composteiras industriais, onde se decompõe em até 90 dias – o que também significa que ele não é capaz de se decompor em composteiras domésticas.

A substância promete ter praticamente os mesmos usos que o plástico convencional. A exceção fica por conta da indústria automobilística e outras similares, que exigem materiais mais duráveis.

No momento, o bioplástico já está sendo utilizado na coleção do óculos lançada pelo Crafting Plastics Studio, mas os designers esperam que mais empresas adotem a substância em breve.

Fotos: reprodução/fonte:via

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s