Piauiense faz história como primeira mulher negra diplomata no Itamaraty

No início desse ano a piauiense Luana Alessandra Roeder passou a ser a primeira mulher do estado do Piauí e negra a tomar posse no Itamaraty e se tornar diplomata. Se tal feito sozinho já seria o suficiente para entender sua história como um épico, a diplomação é o desfecho uma incrível história de vida, que tem a força de Luana como combustível desde o início. Muito antes de se tornar a primeira diplomata negra piauiense, Luana, nascida em setembro de 1989, foi abandonada pela mãe ao nascer. Encaminhada por um juiz a um orfanato, seu destino parecia fadado a repetir o de tantas crianças de um dos mais pobres estados do país.

Com somente seis semanas de vida, no entanto, a reviravolta em seu destino começou, quando a agrônoma alemã Reinhild Roeder encantou-se pela recém-nascida quando a viu no orfanato, e decidiu por adota-la. Três meses depois, Luana tinha uma casa, e o amor de uma mãe dedicada. Reinhild tem uma casa no litoral do estado, mas mãe e filha foram viver na Alemanha. Depois de um período morando em Angola, Reihild e Luana voltaram para Teresina. Agora a jovem já trazia três idiomas fluentes, um desempenho escolar excepcional, e um novo destino.

Para poder seguir sua obstinação de tornar-se diplomata, mãe e filha mudaram-se mais uma vez, agora para Brasília, onde Luana cursou Relações Exteriores na Universidade de Brasília. Após se formar, mais seis anos de estudos intensos foram percorridos até que enfim veio a aprovação, pelo concurso público do Instituto Rio Branco, onde juntou o russo ao português, alemão e inglês. A emoção da mãe parece não cessar, desde o primeiro dia no orfanato, até a posse da filha, enfim, como diplomata. “Eu fiquei tão emocionada quando tomou posse. Sei que será uma grande diplomata como é uma grande filha”, disse Roeder, com a razão que só as mães possuem.

© fotos: reprodução/fonte:via

2 comentários

  1. Pingback: Piauiense faz história como primeira mulher negra diplomata no Itamaraty – A luz de bons preceitos humanos, refletirá um estado de equilíbrio harmônico com tudo que vemos e com o que não vemos .Apenas sentimos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s