Lhamas podem guardar um segredo crucial para o combate à gripe

É difícil olhar para uma lhama e não sentir vontade de dar risada. Mas acredita que, além de alegrar noivas no dia de seu casamento, elas também podem ter um papel importante para a medicina, tal como coelhos gigantes e animais de apoio emocional?

Por trás de seus sorrisos encantadores, as lhamas podem guardar um segredo importante para o combate à gripe: cientistas do Instituto Scripps, dos EUA, estão testando uma terapia com anticorpos baseados nos encontrados no sangue das lhamas.

Para entender a razão do projeto é preciso compreender por que o combate à gripe é tão difícil: há várias formas de vírus gripais, que sofrem mutações constantes e enganam nosso sistema imunológico, que produz anticorpos para lidar com a gripe, mas logo é atacado por vírus diferentes.

É aí que os anticorpos da lhama se sobressaem: enquanto os que nós produzimos costumam atacar as proteínas nas pontas dos vírus, os das lhamas são bem menores, e atacam partes diferentes dos vírus, justamente as que passam por menos mutações.

A partir disso, os cientistas infectaram lhamas com diferentes tipos de gripe para estimular seus sistemas imunológicos a produzir anticorpos. Identificados os quatro principais anticorpos dos animais, os pesquisadores desenvolveram um anticorpo sintético que une características de todos.

Esse anticorpo sintético foi testado em ratos com sucesso: as cobaias receberam doses letais de vírus da gripe, e 59 espécies de vírus foram neutralizadas pelo anticorpo. Apenas uma escapou do composto, e se trata de um vírus que não afeta humanos.

A pesquisa ainda está em estágio inicial e longe dos testes em pessoas, mas pode se tornar fundamental para sistemas de saúde ao redor do mundo em um futuro não tão distante.

Fotos: Reprodução fonte:via

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s