Como os indígenas dos EUA ajudaram os bisões a escaparem da extinção

provoke 9

As fotografias possuem um certo poder de capturar um momento e eternizar períodos históricos. Sem elas, dificilmente saberíamos como eram líderes políticos, celebridades e lugares que já não existem mais. Por isso a importância de preservarmos alguns periódicos que há tempos não existem mais, como as fotos publicadas na década de 1960 na extinta revista japonesa Provoke, símbolo de vanguarda e movimento contra cultura pós-guerra, que agora você terá a chance de conferir.

provoke 1

Durando apenas três edições, sua rápida existência não diminui em nada a importância histórica desta revista, criada por um grupo de escritores e fotógrafos subversivos, que lutavam contra a ocidentalização da cultura japonesa, impulsionada pelo governo neoliberal. Defendendo o pensamento e a estética independente, o objetivo da Provoke era ir contra o status quo, a mídia e o esperado pela sociedade naquele momento.

provoke 2

Com imagens em PB e, propositalmente granuladas, a revista negava a precisão comercial e até a do fotojornalismo em voga no período. Se o objetivo era causar estranhamento, podemos dizer que ele foi conquistado. Uma forma alternativa de protestar contra o establishment, a revista é fundamental para quem quer compreender a história da fotografia e do jornalismo mundial.

provoke 3
provoke 4
provoke 5
provoke 6
provoke 7
provoke 8
provoke 9

Fotos: Provoke/fonte:via

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s