Tigres do Zoológico Bronx estão com coronavírus

Uma tigresa chamada Nadia do Bronx Zoo em Nova York (EUA) é o primeiro animal de sua espécie a ter o SARS-Cov-2 confirmado por exame. Este é o vírus que causa COVID-19 em humanos. A fêmea de quatro anos foi testada depois de apresentar tosse seca.

A informação foi confirmada neste domingo (5) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Os outros grandes felinos do zoo também estão com os mesmos sintomas respiratórios, mas nenhuma outra espécie do zoológico apresenta sintomas nesse momento. 

Além da tosse seca, os tigres e leões apresentam menor apetite, mas de forma geral estão bem, com expectativa de recuperação total. Eles “estão ágeis, alertas e interagindo com seus cuidadores”, afirma representante do parque à CNN.

“Não se sabe se essa doença vai se desenvolver em grandes felinos já que espécies diferentes podem reagir de forma diferente a infecções novas, mas nós vamos continuar monitorando-os de perto”.

Teste diferente de humanos

O teste realizado na tigresa é diferente do exame humano e foi feito em um laboratório-escola, informou o veterinário-chefe do zoológico, Paul Calle, em um post na página do zoológico no Facebook.

Uma vez que é necessário aplicar anestesia geral nos grandes felinos para coletar amostras de forma segura para os veterinários, não há justificativa para expor mais deles aos riscos do procedimento. Portanto, apenas Nadia foi testada e não há planos de testar mais felinos.

Os animais foram infectados por um funcionário do zoo que estava assintomático enquanto cuidava dos animais, de acordo com o zoológico. O parque está fechado para o público desde 16 de março e o primeiro tigre passou a apresentar sintomas no dia 27 de março.

Não abandone seu Bichento

Não há registros de transmissão do COVID-19 por animais domésticos

Até o momento não há indícios de que animais de estimação transmitam o vírus para humanos, portanto não há motivo para entrar em pânico e abrir mão de seus pets.

Mas como o vírus pode sobreviver por algumas horas na pelagem dos animais e infectar outras pessoas, é importante que a pessoa com coronavírus mantenha distanciamento também de seu animal de estimação. [USDA, CNN, Bronx Zoo]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s