Encontrado pássaro que é fêmea de um lado e macho do outro

ave ginandromorfa com macho de um lado e femea do outro
Crédito: Annie Lindsay

Pesquisadores descobriram uma ave que é macho de um lado do corpo e fêmea do outro, um fenômeno conhecido como ginandromorfismo, diferente do hermafroditismo.

O macho da ave Pheucticus ludovicianus, endêmica da América do Norte, possui algumas penas rosa-avermelhadas, enquanto as fêmeas são amarelas e marrons. Mas cientistas da Powdermill Nature Reserve, nos EUA, avistaram este espécime possui coloração masculina rosa e preta em uma metade de seu corpo e tons femininos amarelos e marrons do outro lado.

Os pesquisadores, que trabalham centro de pesquisa ambiental do Carnegie Museum of Natural History, capturaram e marcaram o raro ginandromorfo no fim de setembro de 2020. Ginandromorfos são geneticamente parte macho e parte fêmea. Neste caso há uma linha divisória aproximadamente no meio do animal com características masculinas à direita e femininas à esquerda.

Os P. ludovicianus são sexualmente dimórficos, o que significa que machos e fêmeas têm colorações de plumagem diferentes. Em seus 64 anos de anilhamento (estudo das aves) o Avian Research Center de Powdermill registrou menos de 10 ginandromorfos bilaterais.

“Toda a equipe de anilhamento ficou muito animada em ver tal raridade de perto e está no auge desta experiência única na vida”, afirmou Annie Lindsay, coordenadora do programa de anilhamento de pássaros em Powdermill. “Um deles descreveu como ‘ver um unicórnio’ e outro descreveu a adrenalina de ver algo tão notável. Todos eles estão incrivelmente gratos por fazer parte de um registro … tão notável e interessante. O ginandromorfismo bilateral, embora muito incomum, é normal e fornece um excelente exemplo de um processo genético fascinante que poucas pessoas encontram”.

“Este pássaro está em sua plumagem não reprodutiva, então na primavera [do hemisfério Norte], quando estiver em sua plumagem reprodutiva, será ainda mais masculino, feminino ”, afirmou Lindsay. As cores do pássaro ficarão ainda mais vibrantes e “a linha entre o lado masculino e feminino ficará ainda mais óbvia”.

Ao contrário dos hermafroditas, que também possuem órgãos genitais de ambos os sexos, os ginandromorfos são completamente masculinos de um lado do corpo e femininos do outro.

Uma pergunta popular nos círculos científicos é se esse pássaro tem capacidade para procriar. Como geralmente apenas o ovário esquerdo é funcional nas aves, e o lado esquerdo desta ave é o lado feminino, esta ave teoricamente poderia produzir filhotes se acasalar com sucesso com um macho. A capacidade de reprodução do pássaro também pode depender do fato de ele cantar como um macho, o que potencialmente atrairia as fêmeas e provocaria uma resposta territorial de outros machos.

Powdermill Avian Research Center avalia e dissemina as melhores práticas para novas tecnologias para rastrear pássaros, contribui com recomendações de manejo para espécies e populações em risco e estuda os efeitos da perda de habitat e espécies em aves migratórias nos EUA.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s