Magnífico tecido de seda dourada feito por 1 milhão de aranhas é um dos tecidos de seda mais raros do mundo

Este tecido de seda dourada exclusivo tão magnífico que você gostaria de comprá-lo, mas não é um tecido comum disponível nas lojas. Os trabalhadores menores por trás dessa criação maravilhosa chegavam a 1,2 milhão de aranhas! Esta é a maior peça de tecido de seda de aranha dourada do mundo, e nem é preciso dizer que é um dos tecidos de seda mais raros que você pode encontrar.

Uma capa feita de seda de aranha de Madagascar Golden Orb exibida no Victoria and Albert Museum de Londres. Crédito: Cmglee – Domínio Público

Produzir o tecido de seda dourada demandava muito tempo. Foram necessários 80 trabalhadores especialmente qualificados, três anos e milhares de horas de trabalho, para criar esta criação que foi exibida pela primeira vez no Museu Americano de História Natural de Nova York há alguns anos.

Trabalhadores em Madagascar saíam todas as manhãs e coletavam aranhas na selva. As aranhas foram mantidas por cerca de 20 minutos enquanto produziam entre 30-50 metros de fio. Depois de fazer seu trabalho, as aranhas foram liberadas em seu ambiente natural de casa. Então, não se preocupe, esses pequenos animaizinhos inteligentes não corriam perigo e nunca eram feridos.

Depois de extrair cuidadosamente cerca de 25 metros de filamento de seda de cada um dos aracnídeos e colocá-los em cones de tecelagem, os trabalhadores começaram a produzir este tecido de 3,3 x 1,2 m. O resultado está além das palavras, e hoje, é a única grande peça de tecido feita de seda de aranha natural existente no mundo hoje.

Os especialistas em têxteis Simon Peers e Nicholas Godley, que são os dois homens principais por trás deste projeto, dizem que este têxtil não é sobre moda. Trata-se de criar algo único e extraordinário.

Uma olhada mais de perto na magnífica capa dourada feita por mais de 1 milhão de aranhas.

Muitos dos principais cientistas do mundo tentaram “replicar as propriedades de tração da seda de aranha e aplicá-la a todos os tipos de áreas da medicina e da indústria, mas ninguém até agora conseguiu replicar 100% das propriedades da seda de aranha natural. ” 1

Produzir seda de aranha é, infelizmente, complicado, “devido à natureza territorial e canibal das aranhas, sua seda foi impossível de produzir em massa, portanto, as aplicações práticas ainda precisam se materializar”. Uma vez que as aranhas são colocadas no mesmo ambiente, elas começam a atacar e comer umas às outras.

Alguns anos atrás, os cientistas conseguiram criar uma seda de aranha biossintética que se comporta como a verdadeira. Em um futuro próximo, este tipo de seda de aranha biossintética pode ser ainda mais forte, tornando-o “desejável para muitas aplicações que variam de suturas cirúrgicas superfinas a roupas resistentes a projéteis”. 2

Peers teve a ideia “de tecer seda de aranha depois de aprender sobre o missionário francês Jacob Paul Camboué, que trabalhou com aranhas em Madagascar durante as décadas de 1880 e 1890. Camboué construiu uma pequena máquina movida à mão para extrair seda de até 24 aranhas de uma vez, sem prejudicá-las ”. 

A “trama principal da capa é composta por 96 fios, o forro por 48 fios, e seu bordado de apliques é feito com seda não fiada de 24 fios. É importante notar que, em média, 23.000 aranhas produzem aproximadamente 1 onça de seda, apenas enfatizando ainda mais a raridade e a singularidade dessas criações. ”

tiveram sucesso em criar algo verdadeiramente único e bonito, gentilmente fornecido por mais de um milhão de aranhas. É surpreendente ver as coisas maravilhosas que os humanos podem produzir em cooperação pacífica com a natureza.

Fonte : ancientpages

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s