‘Pando’: o maior organismo vivo do mundo está morrendo e cientistas estão em alerta

Alces e veados estão devorando os ramos jovens de Pando. Imagem: Lance Oditt / Amigos do Pando

maior organismo vivo do mundo está morrendo. Ao menos é o que afirmam os pesquisadores da Universidade de Utah em pesquisa publicada na Conservation Science and Practice. A comunidade científica entrou em alerta com o anúncio.

Se você está pensando que ‘Pando’, como é chamado o organismo, se refere a um enorme urso, elefante ou qualquer mamífero, se engana. Se, por causa das fotos, você concluiu que se trata de uma frondosa árvore, também está errado. Pando é uma colônia vegetal de 4 quilômetros quadrados.

Pesquisadoras reconstroem cercas para manter a preservação de milhares de arbustos que são um ser vivo sófoto/ Universidade de Utah

Pando se alastra por um território de 4 mil metros quadrados em uma floresta no planalto do Colorado, nos EUA. Basicamente, os álamos-trêmulos (Populus tremuloides) dessa região são geneticamente idênticos e se alastram de forma uniforme ao redor dessa região.

De acordo com dados da Universidade de Utah, são cerca de 47 mil arbustos interconectados por uma única raiz e que subsistem do mesmo solo. A descoberta é relativamente recente: isso ocorreu há cinco anos.

Porém, um novo estudo comandado por Paul Rogers – o pesquisador responsável pela descoberta de Pando – mostra que o objeto corre sérios riscos.

Nem elefante, nem baleia – o maior organismo vivo do mundo, na visão de alguns cientistas, é o bosque Pando Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Por conta da falta de cercas ao redor de Pando, uma série de animais, como alces e veados, passa por cima dos álamos e destrói sua superfície de contato.

Com menor área de superfície e menos possibilidade de expansão, os álamos estão perdendo nutrientes e podem desaparecer mais rápido do que o esperado.

Vegetal superou cogumelo de 3,5 km² que tinha o posto de maior ser vivo do mundo e está nas montanhas do Oregon foto/ Paul Rogers/Creative Commons

Por conta de seu tamanho, o Pando acabou se tornando um dos principais meios de subsistência para outras espécies, como aves chapins (Poecile) e vegetações de mirtilos (Vaccinium myrtillus). Não se conhece o impacto de um possível desaparecimento do maior ser vivo do mundo. fonte: via

Publicidade

1 comentário

  1. Pingback: ‘Pando’: o maior organismo vivo do mundo está morrendo e cientistas estão em alerta – Um canceriano sem lar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s