Fotógrafo retrata de forma sensível o cotidiano da filha com deficiências severas

Quando o fotógrafo polonês Leon Borensztein soube que sua então esposa estava grávida, tratou de documentar a vida da menina que viria ser chamada Sharon logo antes do nascimento. Mas quando ela veio à luz, o álbum de família e toda a expectativa dos primeiros passos, primeiro passeio de bicicleta e formatura na faculdade foram transformados. A menina nasceu cega, com graves dificuldades motoras e problemas musculares.

Com o tempo, Sharon também foi diagnosticada como autista e tinha dificuldades para falar. Apesar das severas deficiências da garota, Leon, que a criou sem a ajuda da mãe, fez o possível para que ela levasse uma vida normal e durante 30 anos encarou diariamente um dilema ético: deveria dar sequência ao álbum e fotografá-la como pai ou como fotógrafo profissional? E deveria focar na beleza da filha ou nas suas deficiências?

O resultado de toda uma vida ao lado de Sharon e suas deficiências é o livro homônimo que está sendo financiado no Kickstarter. O ensaio fotográfico e os textos que acompanham as imagens mostram com sensibilidade esta experiência de vida. Confira:

LeonDaughterExtra2

LeonDaughterExtra1

fotografo-filha-deficiente

fotografo-filha-deficiente2

fotografo-filha-deficiente3

fotografo-filha-deficiente4

LeonDaughterExtra3

fotografo-filha-deficiente5

fotografo-filha-deficiente6

fotografo-filha-deficiente7

fotografo-filha-deficiente8

fotografo-filha-deficiente9

fotografo-filha-deficiente10

fotografo-filha-deficiente11

fotografo-filha-deficiente12

fotografo-filha-deficiente13

Todas as fotos © Leon Borensztein

2 comentários

Deixe um comentário