Este simpático roedor estava ‘extinto’ há um século – e agora ressurgiu

Uma bela, felpuda e fofa notícia para começar o ano trouxe sorrisos aos cientistas australianos do estado de New South Wales: depois de um século considerado extinto, uma espécie de marsupial batizada como Dasycercus Cristicauda, e conhecida como Mulgara, foi encontrada, sã e salva, em um parque nacional. Os pesquisadores trabalhavam em um projeto para restaurar ecossistemas em desertos quando encontraram o pequeno roedor.

O Mulgara pesa 159 gramas, e foi encontrado por pesquisadores da Universidade de New South Wales. O animal, que já habitou intensamente a região, foi considerado extinto há quase um século. Carnívoro, alimentando-se de pequeno lagartos, invertebrados e pequenos mamíferos, a descoberta foi comemorada pelos cientistas australianos.

O motivo é especial: o projeto dos pesquisadores da universidade visa justamente reintroduzir espécies no Parque Nacional de Sturt que não mais habitavam o local. A chegada triunfal do Mulgara, portanto, é não só uma pequena e adorável esperança, como um triunfo de um projeto que visa salvar a vida de animais ameaçados.

 

© fotos: divulgação/fonte:via

Deixe um comentário